5 Dicas essenciais para DOMINAR a franquia Ninja Gaiden!

Para quem está passando aperto ou aqueles que pretendem jogar: confira essas 5 dicas que com certeza vão ajudar!

Durante a Xbox Developer Direct '25, foram anunciados dois grandes títulos relacionados a uma série que passava por um longo hiato: Ninja Gaiden 4, que chega mais ao final do ano, será o mais novo título da linha principal da série, enquanto Ninja Gaiden 2 Black promete trazer a versão "definitiva" do segundo jogo (ou não) imediatamente.

Fato é que com estes dois anúncios e a disponibilidade dos dois títulos já no lançamento para o Xbox Game Pass, a série deve experimentar um novo momento de vigor, com muitos jogadores novos dispostos a experimentar os títulos e, inevitavelmente descobrirem que a fama que a precede não é indevida.

Pensando nestes jogadores, elaborei uma lista com dicas que considero essenciais para se jogar o jogo, coisas relativamente básicas mas que, para um jogador de primeira viagem, podem custar um pouco a serem entendidas, afinal, esta é uma série única.

Existem jogos que possuem jogabilidade complexa e existem jogos que demandam muito domínio do jogador sobre suas mecânicas, normalmente, estes jogos trabalham na base do "fácil de entender, difícil de dominar", quando não exigem o domínio de suas mecânicas ou, simplesmente, "difícil de entender", quando são difíceis até clicarem e absorvermos suas ideias. Ninja Gaiden é um pouco dos dois, mas também é difícil por filosofia e projeto de jogo.

São jogos difíceis, mas por mais difíceis que sejam, ainda não são impossíveis. Para aprender a jogar Ninja Gaiden, é necessário primeiro aceitar essa dificuldade e entender a proposta do jogo: transformar o jogador em um verdadeiro mestre ninja.

1. Entendendo Ninja Gaiden

Ninja Gaiden, diferente de outros jogos do gênero Hack n' Slash, REALMENTE parece um jogo de luta. Isso se deve principalmente ao comportamento agressivo da IA, que reagirá de acordo com base no que o jogador faz: inimigos agarrarão o jogador ou usarão golpes que quebram sua defesa, caso defenda muito. Caso o jogador pule muito, utilizarão golpes projetados para atingi-lo no ar, e por aí vai.

Por isto, é importante que o jogador não se deixe levar: bater continuamente em um inimigo defendendo só o permitirá encontrar uma brecha para ataca-lo ou permitir que outro inimigo o atinja pelas costas. A maior diferença disto em Ninja Gaiden para outros jogos do gênero é que, em Ninja Gaiden, eles não hesitarão em fazer isto. Não é necessário que eles indiquem que estão vindo para um golpe: eles estão sempre vindo para um golpe.

Como há pelo menos um inimigo projetado para infernizar cada uma das ações do jogador, é necessário que o jogador aprenda a se utilizar de tudo ao seu redor. E aí está a filosofia do jogo: não evite utilizar ninpos, Shurikens especiais, flechas e itens de cura: não há qualquer penalidade por utiliza-los.

Lembre-se: isto não é Devil May Cry. A ideia é sempre encerrar o combate o mais rápido e prudentemente possível, utilizando-se do que houver a disposição, seja parte do cenário ou itens que o jogador possui no inventário, não importa.

2. Não tenha medo de morrer

Pois vai acontecer, e muito. Estes jogos são projetados em bases tradicionais: vá em frente, aprenda na marra, tente de novo se precisar. Não há como mudar a dificuldade depois e também não há como evitar certas situações, apenas enfrenta-las. Faz parte do jogo e de seu charme.

Os pontos de salvamento são bem distribuídos, mas não espere sempre voltar em frente ou na porta da sala do chefão. Se houver mais de uma fase em um chefão, nem sonhe em voltar na mesma etapa em que morreu.

Apesar de ser cruel, o jogo possui dificuldade adaptativa: ele tende a dar ao jogador aquilo que ele precisa... Mas é bem limitado, estes recursos RNG que podem auxiliar o jogador estão sempre dentro dos corpos dos inimigos, e bom, há sempre a chance de não vir o que precisamos. Mas vale a pena continuar tentando, mesmo com um fio de vida, principalmente no segundo jogo, em que se recupera vida a cada combate.

3. Aprenda a usar UTs e ETs

UTs (ou Ultimate Technique) e ETs (ou Essence Technique), são um dos principais trunfos de Ryu durante os combates. São ataques fortíssimos que podem ser desencadeados mantermos o botão Y ou Triângulo pressionados por tempo o suficiente e possuem três níveis diferentes.

No primeiro nível, não se trata de um grande golpe, mas é um golpe forte que fará com que os inimigos sejam lançados para trás, caso acerte. Por ser um golpe extremamente lento, dificilmente acertamos algo com ele.

Já quando utilizado no segundo nível (ET), o golpe ganha mais poder: no primeiro Ninja Gaiden causará grande dano, enquanto no segundo jogo já desencadeia uma sequência de golpes, que também causam muito dano e desmembramento. Também concede invencibilidade durante o uso do golpe e cada inimigo morto por este golpe libera um valor maior de essências.

O terceiro nível (UT), desencadeia uma longa sequência de golpes que causam imenso dano e aumentam em sete vezes o número de essências derrubadas por cada inimigo morto por este golpe. Importante notar que, inimigos mortos por uma UT nível máximo só irão derrubar essências amarelas, que funcionam como dinheiro, nunca azuis ou vermelhas (recuperação de vida e carga de ninpo, respectivamente).

Caso você já tenha experimentado, deve ter percebido que é um golpe que demora bastante para carregar, entretanto, é possível fazer com que o nível três seja atingido imediatamente.

Ao mantermos o botão pressionado e carregarmos a técnica, qualquer essência disponível irá ser puxada por Ryu, independentemente da distância. Cada essência amarela coletada aumenta um nível da UT imediatamente, enquanto essências vermelhas ou azuis levarão o ataque ao nível máximo imediatamente.

Vale ressaltar que cada uma das armas empunhadas por Ryu possui UTs únicas que, assim como as armas em si, são adequadas a diferentes situações de combate.

4. Entenda seus inimigos

A dificuldade destes jogos em muito se dá pela inteligência artificial cruel dos inimigos, que atacam sem pestanejar e tendem a criar situações em que a defesa do jogador se comprometa.

Entretanto, não há um inimigo sequer que não possua ponto fraco, como em qualquer jogo. Muitos (para não dizer todos) inimigos dependem de outros inimigos para se tornarem uma ameaça real ao jogador, como os Bast Fiends do primeiro jogo, por exemplo, que atacam de maneira coordenada e se movimentam muito.

A variedade e o número de inimigos em cada combate é o que possibilita ao jogo brilhar: inimigos geram recursos que possibilitam ao jogador realizar UTs, certo? Então é natural que o foco do jogador no início do combate seja matar um inimigo para ter acesso a este recurso, que o possibilitará acabar com os demais mais habilmente, com bônus de pontuação, essência e a capacidade de utilizar golpes com longos frames de invencibilidade e muito dano.

Ao mesmo tempo, cada combate é uma caixinha de surpresas: embora algumas coisas sejam sempre iguais, como os locais de geração dos inimigos em certos combates, cada combate se torna único pela forma que os inimigos atacam.

Aliado a isto, cada inimigo possui suas peculiaridades, tanto para o ataque quanto para a defesa. Cada um deles visa minar as capacidades de Ryu, deixando o jogador alerta no combate e sempre buscando uma saída para o quebra-cabeça frenético que uma luta pode se tornar, afinal, a depender dos inimigos presentes, as possibilidades de movimentação, ataque e contra-ataque são reduzidas.

É essencial que o jogador busque sempre entender seus inimigos e do que são capazes, pois eles irão utilizar tudo o que tem. Cabe ao jogador, em cada combate, estar sempre atento ao tabuleiro e as peças postas para não acabar xeque.

Todo esse dinamismo no combate não permite ao jogador roteirizar por inteiro o jogo, pois cada combate pode sair de uma forma diferente e, principalmente nas dificuldades mais altas, o negócio pode desandar bem rápido para o lado do jogador, bastando uma entrada dos inimigos para o game over.

5. Técnicas "avançadas"

Como todo bom jogo de ação, existem inúmeros macetes, técnicas e peculiaridades de design que os jogadores vão descobrindo conforme jogam e, muitos deles, desejariam já saber alguns deles desde o início do jogo. Ninja Gaiden possui um punhado delas, mas há uma ou outra que são praticamente essenciais e ensinadas pelo próprio jogo.

A principal técnica que todo jogador precisa aprender, é a de gerir essências durante as lutas. Lembre-se, essências possibilitam que o jogador utilize UTs, ataques poderosos e com longos frames de invulnerabilidade. Entretanto, ao se aproximar de um orbe, ele será coletado automaticamente por Ryu.

Para gerir a coleta de orbes, é necessário que o jogador aprenda o seguinte: Ryu não coleta orbe algum enquanto o botão de defesa estiver pressionado ou esteja atacando. Portanto, o jogador precisará aprender a se movimentar enquanto defende, o que o possibilitará também a lidar com os combates em dificuldades mais elevadas.

Também é importante frisar que não há distância limite para que um orbe seja utilizado para carregar uma UT, bastando que ele exista no cenário. Como estes orbes permanecem disponíveis por apenas 10 segundos, utilizar um orbe de um combate anterior no início de uma nova luta, apesar de possível, requer agilidade e conhecimento do jogador para atravessar o cenário rapidamente.

Além da gestão de orbes de essência, umas das técnicas avançadas que pode facilitar (e muito) a vida do jogador durante as primeiras partidas é o cancelamento da animação de queda para UT: ao pular e iniciar uma UT assim que tocar o chão, é possível cancelar a animação de queda e o início da animação da UT, possibilitando que o golpe saia bem mais rápido. Aliás, funciona também no segundo jogo.

6. Aprenda a se mover como um Ninja

Praticamente uma dica suplementar a anterior: aprender a se mover utilizando o que a comunidade chama de Roll Jump, é importante para que o jogador possa se movimentar adequadamente durante as lutas, na verdade, é praticamente impossível andar ou correr durante a maioria das lutas.

Para realizar o Roll Jump, basta encadear a esquiva com um pulo para a direção desejada. Após isto, é possível realizar outra esquiva no instante da queda e seguir repetindo a sequência o quanto desejar. Movimentar-se desta maneira possibilita ao jogador defender a todo momento e conseguir uma posição melhor na luta para utilizar uma ET ou UT, por exemplo.

Mas, apesar do Roll Jump ser o núcleo da movimentação no jogo, tanto em combate quanto fora dele, é importante ressaltar que, ações como correr pelas paredes também podem ser muito bem utilizadas no momento certo.

É importante lembrar que existem duas formas de se pular durante o jogo: apenas pressionado A/X (Xbox/Playstation) ou pressionando X/Quadrado + A/X. que fará com que Ryu realize o Wind Run: um pulo teleguiado na direção do inimigo mais próximo, facilitando a execução de técnicas como o Flying Swallow e tornando o uso de técnicas como o Wind Path e Guillotine Throw possíveis consistentemente.

Enquanto o Wind Path permite que Ryu pise na cabeça de seus inimigos, deixando-os vulneráveis por um breve período e se reposicionando na arena, o Guillotine Throw permite que Ryu agarre seus oponentes e os lance para frente, causando dano, os deixando vulneráveis, e se atingirem uma parede ao serem lançados, o tempo que o jogador ganha para ataca-los aumenta ainda mais.

Para encerrar

Essas dicas tem como base o primeiro jogo da série 3D, lançado em 2004. Apesar disto, todas as dicas valem também para os jogos que sucedem, inclusive recém-lançado Ninja Gaiden 2 Black, que deve ganhar uma review por aqui em breve, mas que já adianto: está um jogaço!

Ninja Gaiden pode intimidar no começo, mas após clicar, faz com que todo jogador suscetível a sua magia se torne um fã ávido, disposto a se aprofundar em suas mecânicas, filosofia de jogo e a ideia de se tornar um Mestre Ninja completando o jogo na dificuldade máxima.

No mais, as dicas que mencionei acima ajudarão bastante os ninjas de primeira viagem e talvez até alguns mais experientes. Passeamos por todo o essencial ao combate e a movimentação, mas cabe a cada jogador experimentar e masterizar as diferentes possibilidades do jogo para se tornar um mestre ninja.

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