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Duelo mortal com katanas é a solução para a rivalidade entre duas amigas colegiais. |
Não muito tempo atrás, orfão, viúvo ou seja-lá-o-que-for de Stranger of Paradise, acabei me deparando com um jogo que estava há mais de dez anos na minha lista de desejos da Steam: Mitsurugi Kamui Hikae, que acabou me surpreendendo bastante quando o comprei e joguei no Xbox.
Neste jogo, controlamos Misa, a templária da lâmina: uma espécie de sacerdotisa que deve proteger o mundo de demônios. Em busca de sua amiga e colega de escola Suzuka, que empunha uma espada amaldiçoada, capaz de libertar hordas de demônios sobre a terra enquanto corrompe quem a carrega, fazendo com que esta pessoa nutra um desejo de sangue e destruição sem fim.
Foco total no combate
Não é um jogo de muitos rodeios — nenhum, na verdade — o foco é um só: o combate a curta distância, o que torna todo o resto apenas acessório a esta função primária: movimentação, level design, música, etc. Tudo existe com o único intuito de permitir que o combate seja satisfatório.
Portanto, há uma boa variedade de inimigos, mas em matéria de estética, aparentam ser desengonçados ou tematicamente esquisitos, o que não é exatamente um ponto negativo, mas é curioso quando os colocamos em paralelo das protagonistas Misa e Suzuka, que possuem modelos detalhados e muito caprichados.
A música é funcional em seu papel, mas acaba se tornando muito repetitiva e esquecível por não servir a um propósito maior que não apenas ser o ruído de fundo que permeia o jogo. Os demais efeitos sonoros também não possuem tratamento tão fino, mas servem muito bem ao combate do jogo, como recurso de auxílio ao jogador, que se localiza melhor no combate a partir destas dicas e feedbacks sonoros.

Com relação ao sistema de combate, aqui se aposta em algo aos moldes do gênero character action, onde o foco do combate está na capacidade do jogador se expressar através dos movimentos do personagem que controla. É neste ponto em que jogo mostra a quê veio.
A variedade de movimentos pode ser considerada baixa, se comparada a outros jogos do gênero, mas considerando o escopo do projeto, é seguro dizer que há mais do que movimentos o suficiente para suprir o jogador durante o combate.
Desde rasteiras até a ondas de energia lançadas através da espada, cada movimento implementa uma nova capacidade ao jogador, por exemplo: a rasteira, além de atingir vários inimigos e carregar a barra de katana que utilizamos para lançar golpes mais poderosos e executar combos com a espada, também permite que o jogador cancele o próprio hitstun quando é golpeado, permitindo o encadeamento de uma esquiva, pulo ou qualquer outro golpe para escapar de combos inimigos.
Dificuldade com base nos grupos de inimigos
A dificuldade do jogo é moderada, não demora muito para alguém experiente em jogos de ação pegar o jeito da coisa e sair voando pelo jogo. O caldo engrossa a partir da dificuldade very hard que possui um número absurdo de inimigos em cada arena e todos muito mais agressivos do que nas dificuldades anteriores.
Há ainda mais um nível de dificuldade batizado de "inferno", em que qualquer ataque zera instantaneamente a vida do jogador, ou seja, hitkill garantido. Apesar de altamente punitivo e muito divertido, é um modo que com certeza não agrada a todos, a punição máxima por receber um único ataque acaba minando os movimentos do jogador, que é obrigado a jogar de maneira inteligente e ignorando boa parte dos movimentos disponíveis, enquanto abusa de outros.

A fineza atingida através do foco
Apesar das arenas simples e dos inimigos com pouca variedade estética, Mitsurugi Kamui Hikae se prova um jogo extremamente competente dentro daquilo que se propõe a fazer: combate hack n' slash, no que se prova não apenas mais competente do que jogos muito maiores, mas também muito bem planejado por si só, compondo uma dinâmica de jogo divertida, focada principalmente no controle dos inimigos pelo mapa, utilizando diferentes habilidades de ataque e movimentação para isto.
É uma espécie de exemplo para jogos que se perdem e incham ao tentar fazer de tudo um pouco: o valor e a arte de um jogo de ação só pode estar concentrado em uma coisa — na ação. É nisto que Mitsurugi Kamui Hikae se destaca ao alcançar a fineza de seu sistema de combate através do foco, eliminando as gorduras e focando em tudo aquilo o que é precioso ao projeto do jogo durante o processo de criação e com ciência de suas limitações.
Disponível para: | Steam, GOG, XONE, PS4, Switch |
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Desenvolvido por: | Zenith Blue |
Publicado por: | Zenith Blue, PLAYISM |
Lançado em: | março/2014 |
Gênero: | Ação, Hack n' Slash |