![]() |
Marvel Rivals é o jogo do momento. Com mais de 10 milhões de jogadores em apenas 3 dias, o Hero Shooter se apresenta como um rival de peso para jogos como Overwatch e Paladins. |
Lançado agorinha, em dezembro de 2024, Marvel Rivals (PS5, XBOX Series e PC) é um sucesso estrondoso do mesmo estúdio responsável por jogos como Super Mecha Champions, Lost Light, Blood Strike e Diablo Immortal. O mais novo título da desenvolvedora veio para ficar e já pode ser considerado um sucesso pelo altíssimo número de jogadores atingido em pouco tempo.
Em 2024 Overwatch 2 vive uma fase de vacas relativamente magras, seu auge já passou. Disto, público e mídia supõem que o gênero de Hero Shooters, que explodiu nos últimos anos, dando origem a novos jogos que mesclam a mecânica de diferentes heróis com outros subgêneros de FPS como o Battle Royale e Extraction Shooter, está finalmente encontrando o seu "fim", representado pelo recente "fracasso" de Concord.
Mas, aos quarenta e cinco do segundo tempo, surge Marvel Rivals para provar que não é bem assim que a banda toca: há sempre espaço para mais um.
Só mais um hero shooter
E apesar de ser mesmo "mais um", Rivals não tenta apenas replicar uma formula de sucesso despreocupadamente, não. É um jogo que possui o seu próprio lugar dentre estes outros e que, (também) por isto deve se manter firme nos próximos meses, quando começar a ver sua base de jogadores diminuir exponencialmente, algo inevitável para qualquer jogo, mas principalmente para jogos como serviço.
Rivals, diferente de outros Hero Shooters, que já tendem a se afastar de jogos de tiro mais tradicionais como Counter-Strike e Call of Duty em termos de jogabilidade, se afasta mais ainda destes, com jogabilidade em terceira pessoa, muita munição e longuíssimas e amplas rajadas de tiros ou habilidades que cobrem uma grande área, tornando a mira do jogador um fator menos determinante para a maioria dos personagens.
Além disto, o jogo conta também com mais personagens focados em curta distância, sem qualquer tipo de projétil, como é o caso de Wolverine, que possui um kit de habilidades totalmente focado em mobilidade e dano, mas principalmente mobilidade.
Há também combinações de personagens que, quando postas em um mesmo time, geram efeitos passivos ou concedem habilidades ativas para os jogadores, coisas que podem, sim, fazer uma grande diferença durante as partidas, fomentando a criação de estratégias e combinações de heróis para os times, para além de planos de jogo.
Simples de entender mas difícil de dominar
As habilidades supremas dos personagens são projetadas para serem capazes de virar o jogo, são realmente destoantes por darem alto dano, efeitos absurdos ou simplesmente atingirem uma área enorme do cenário. Supremas de personagens como a Feiticeira Escarlate ou Jeff são capazes de obliterar times inteiros, caso estes não estejam espertos para lidar a tal situação.
Os cenários são variados, para o bem e para o mal: embora todos funcionem bem, alguns são pouco inspirados visualmente, enquanto outros se destacam muito. Não é necessariamente um ponto ruim, mas não é difícil escolher os cenários favoritos. Felizmente, se trata apenas de uma questão estética.
Normalmente com caminhos estreitos e bastante áreas elevadas, é possível também destruir partes do cenário, paredes e plataformas, principalmente, o que pode forçar personagens bem posicionados a saírem de suas tocas. Habilidades que atingem áreas maiores são capazes de destruir boa parte dos cenários, às vezes alterando totalmente o rumo de uma partida por causa disto, enquanto gera um impacto visual e sonoro no meio da partida.
Com forte apelo a jogadores casuais
Mecanicamente, o jogo possui suas peculiaridades, mas a cereja do bolo é sua temática, que não apenas traz personagens já consagrados e famosos em diversas mídias diferentes: os extrapola esteticamente, desenhados e renderizados em estilo esboçado, com formas e traços rudes que reforçam a ideia de movimento e velocidade, muito presentes no jogo, mas também não permite que a ideia de que aquilo é um "desenho" seja superada por qualquer outro fator presente.
Com certeza, Rivals é um jogo que veio para ficar e permanecer por muito tempo e, ainda um bebê, possui muito espaço para crescimento e evolução, com mais personagens, com mais cenários e com mais modos de jogo (torcemos).
Com jogabilidade simples, habilidades, cenários e personagens intuitivos e de fácil entendimento, o jogo é um prato cheio tanto para jogadores já familiares ao gênero quanto para quem está experimentando pela primeira vez. Favorece jogatinas casuais, o que casa bem com a utilização de personagens da Marvel, o que deve atrair muitos jogadores.
Para a alegria dos jogadores, não se trata de (mais um) jogo que busca simplesmente surfar na onda de personagens e histórias licenciadas, com monetização agressiva através de gachas e mecânicas simplórias que tentam incessantemente fazer com que o jogador invista mais do que seu tempo no jogo.
É, antes de um produto derivado, um jogo. E é um dos bons.